17/09/2020

Dia 22 é o Dia Nacional do Basta! Confederação, Federações e Sindicatos, unidos, promovem ações. Acompanhe pelo Zoom, às 19 horas – veja o link no site do seu sindicato!

Os Sindicatos de Professores e Funcionários, as Federações e a Confederação atuantes em locais onde funcionam instituições de Educação Superior e Básica da “Rede Metodista” convocam, todos e todas, para o DIA NACIONAL DO BASTA!

Evento que ocorrerá no dia 22 de setembro, a partir das 19h, nas plataformas on line. Ao longo dos últimos anos somaram-se inúmeras razões para nossa união e realização deste evento nacional, denominado DIA NACIONAL DO BASTA!

Há anos as entidades sindicais têm se reunido, propondo e executando ações junto a Igreja Metodista, a Direção Geral e as diferentes administrações locais, todas infrutíferas. Ações reconhecidas inclusive pelo Ministério Público e a Justiça Trabalhista nos garantiram inúmeras vitórias, todas desrespeitadas e vilipendiadas pelas instituições metodistas.

Assistimos, nos últimos anos, a transformação das Escolas Metodistas, que foram marco indelével em defesa de pautas nacionais e regionais importantes, em instituições de gestão temerária e até mesmo irresponsável, expressas pelo desrespeito aos direitos mínimos dos/as trabalhadores/as como: atrasos nos pagamentos de salários, de décimo terceiro salário, de férias, bem como de redução unilateral de 50% dos salários de professoras(as)/funcionários(as), dentre outros, em um projeto, intencional, concebido há anos, rumo à destruição aos projetos político-pedagógico, aos estatutos democráticos, à gestão democrática e à qualidade de ensino.

O cenário nacional apresenta uma convergência de crises, que não explicam nem justificam os caminhos perversos trilhados pela “Rede Metodista”; pois, no mínimo, espera-se desta instituição respeito à história e engajamento de todos os seus segmentos acadêmicos, que pautados na coerência com os valores democráticos e cristãos orientaram, e no tocante aos professores e funcionários, ainda orientam, a construção e o reconhecimento da educação metodista.

Elencamos resumidamente as recorrentes e condenáveis práticas da Rede Metodista nas diferentes instituições de ensino sob essa administração:

► Demissões em números inimagináveis, muitas vezes ilegais;
► não pagamento aos haveres rescisórios;
► não depósito do FGTS;
► pagamento parcial de salários;
► atrasos constantes de pagamentos de salários, de férias, de 13º;
► desrespeito às decisões da justiça;
► desrespeito a acordos propostos e assinados pela “Rede”;
► desrespeito às entidades representativas, sindicatos e associações;
► perseguição a professores/as, à lideranças sindicais e à lideranças internas.

BASTA DE PRECARIEDADE E DESRESPEITO!

Estamos vivendo as consequências da escolha da direção da “Rede Metodista”, preocupada muito mais com a lógica mercantil do que em reafirmar a qualidade de ensino, comprometida com uma ética da responsabilidade e da formação cidadã dos estudantes e, com uma política democrática de direitos, também explicitada no documento da Igreja Metodista, “ Vida e Missão”, assim como se caracterizavam os diferentes Projetos Pedagógicos, pela PRECARIEDADE e DESRESPEITO!

A precariedade e desrespeito nas condições do ensino, de trabalho acadêmico, administrativo e, consequentemente, da vida, produzem vulnerabilidades, adoecimento físico e mental, um sofrimento intenso que atinge diretamente às famílias; como também insegurança a toda comunidade escolar, aos pais e à comunidade em geral!

Por isso dizemos BASTA! E chamamos a todos/as para o DIA NACIONAL DO BASTA, não nos resignamos e nem nos calamos! RESISTIMOS E RESISTIREMOS!

DIA NACIONAL DO BASTA! – 22 de setembro, a partir das 19h, nas plataformas on line.

Fepesp