20/05/2021

Pergunta: Como você explica a sua área de atuação para quem não sabe o que você faz?

Beatriz Raposo: “Eu sou foneticista. Nós estudamos os sons das línguas em todas as suas manifestações. Estudamos coisas como a entoação da fala, a comparação da entoação do canto com a da fala, etc. Todos esses são assuntos que existem dentro da fonética.

Não tem como você se referir a uma língua, falar sobre ela, sobre estrutura, regras, história e mudanças sem você ter ferramentas conceituais de nomenclatura para falar sobre os sons dela. É isso que a fonética e a fonologia fazem.

Sobre a cognição, que é uma outra área de interesse da minha pesquisa. Tudo está ligado. Tudo que a linguística propôs a partir dos anos 1950 com [Noam] Chomsky vai no sentido de um entendimento sobre como nós sabemos a língua, qual a nossa capacidade e habilidade de falar uma língua.

Nós temos a habilidade de dividir os sons da língua em vogais e consoantes, algo que aprendemos desde criança. Isso demonstra que existe algo propenso na nossa cognição, nas nossas estruturas cognitivas, para definir e categorizar coisas’.

Nexo; 20/05
https://bit.ly/3f3PfdJ