30/06/2020

Por Atila Iamarino, doutor em Ciências pela USP: “O livro ‘The Knowledge Illusion’ define muito bem o que acontece. As atitudes em relação à ciência não são determinadas por uma validação racional de evidências. Por isso, mais informação não muda essas atitudes. As atitudes científicas são determinadas por fatores contextuais e culturais que as fazem muito resistentes à mudanças.

Ou seja, se sua comunidade acha usar máscaras uma afronta à liberdade ou qualquer outra indignação nociva dessas, não serão mais fatos ou mortes que vão convencer essas pessoas a colocarem máscaras. O mesmo acontecerá com vacinas. Por mais vidas que estejam colocando em risco.

A solução, nesse caso, não é dar mais informação mas sim cobrar uma postura da mesma maneira que fazemos com cintos de segurança. Vacinas talvez precisem ser impostas, assim como o uso de máscaras”.

Folha de S. Paulo https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/sp-multara-morador-e-comercio-por-falta-de-mascara-valor-vai-de-r-500-a-r-5000.shtml