22/02/2021

A campanha nacional de vacinação contra covid-19 teve início em janeiro deste ano e muitos ainda têm dúvidas sobre o registro e a duração da eficácia dos imunizantes que estão sendo aplicados no país.

No momento, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil: a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e o imunizante fabricado pela AstraZeneca e desenvolvido pela Universidade de Oxford, que tem uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Enquanto isso, outras farmacêuticas seguem negociando com o governo brasileiro para obter seja o uso emergencial ou o registro definitivo para suas vacinas.

Confira abaixo sete perguntas e respostas sobre a duração da vacina, as diferenças entre o uso emergencial e o registro definitivo e a proteção dada pelos imunizantes.

1 – As vacinas em teste hoje impedem a transmissão ou só a doença?
Inicialmente, as vacinas em uso contra a covid-19 protegem da doença e reduzem as chances de agravamento, que teria como consequência hospitalização ou morte do paciente. Ainda está em estudo se elas serão ou não capazes de impedir a transmissão do novo coronavírus. A imunização coletiva, no entanto, provavelmente auxilia na redução da transmissão.

Clique no link para ler a resposta às demais perguntas:

2 – As vacinas contra covid-19 hoje são definitivas?
3 – Por que é importante acompanhar as pessoas imunizadas?
4 – O que é a autorização para uso emergencial?
5 – Quando a vacina recebe um registro definitivo?
6 – Por que o registro definitivo demora mais?
7 – O Brasil já tem suas próprias vacinas?

Valor Econômico; 20/02
http://glo.bo/3stSXl1