25/03/2019

Neste sábado, a assembleia deliberou pela rejeição das propostas apresentadas pelo Sieeesp para a nova assinatura da convenção coletiva. O sindicato patronal encaminhou à Fepesp, no dia 22, duas propostas. Uma delas para assinatura de Convenção por um ano e outra, por dois anos. Esta última, porém, com alteração em algumas cláusulas, como recesso e garantia semestral de salários.

Propostas:

1) Convenção com validade por um ano

A. Reajuste de 3,91 reposição integral da inflação de março de 2018 a fevereiro de 2019, calculada pela média do ICV-Dieese, INPC-Ibge e IPC-Fipe.

B. Participação nos lucros: 15%;

C. Manutenção de todas as cláusulas da Convenção.

2) Convenção com validade por 2 anos

A. Reajuste:

2019: inflação* integral 3,91%

2020: aumento real de 1,5% e inflação* integral de março de 2019 a fevereiro de 2020

*média ICV-Dieese, INPC-Ibge e IPC-Fipe

B. Participação nos lucros:

2019: 15%

2020: 18%

C. Manutenção da Convenção, com alterações.

Com a recusa das propostas, a assembleia deliberou pela ampliação de mobilização, e a recorrer a Justiça do Trabalho, caso as negociações fracassem. Nova assembleia marcada para 13 de abril, se até lá houver uma nova contraproposta, ela será avaliada. Caso contrário, a categoria irá definir as próximas etapas de luta.

Foi aprovado um indicativo de paralisação em abril, na data em que as Centrais Sindicais planejam uma jornada de protestos contra a reforma da Previdência, em todo o país. É possível que seja dia 26/04.