18/05/2020

Nova proposta patronal para desatar o nó do impasse na negociação: grupo pequeno para discutir diferenças

Em nova etapa da campanha salarial 2020 no Ensino Superior privado, os representantes patronais propuseram hoje, 18/05, a formação de um ‘grupo de trabalho’, para discutir as questões pendentes na renovação da convenção coletiva de trabalho de professores.

As negociações se encontram diante de um impasse sobre quatro questões fundamentais na convenção coletiva: férias, recesso, garantia semestral e reajuste salarial para a categoria.

O argumento é que a formação de um grupo trabalho reduzido, com seis membros (três participantes pelo lado dos professores e três representantes patronais), em lugar de comissões numerosas, cria um ambiente que possibilita aprofundar o entendimento dos diferentes pontos de vista e construir propostas para buscar a resolução dos itens em impasse. As propostas construídas no âmbito desse grupo de trabalho, pretendem seus autores, seriam apresentadas em uma reunião ampliada, a ser agendada para o início do mês de junho.

As representações dos Sindicatos e Federações analisarão a proposta patronal e comprometeram-se a responder até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, para, então rearranjar o calendário de encontros virtuais de negociação.

Abaixo histórico das últimas rodadas:

11/05 http://www.sinprosantos.org.br/noticias/educacao-superior-conflito-na-negociacao-reduzido-a-quatro-pontos

04/05 http://www.sinprosantos.org.br/noticias/educacao-superior-proposta-patronal-rejeitada-em-defesa-de-direitos-e-da-vida