27/09/2021
No dia 26 de Setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. Esta data marca a fundação, em 1857, no Rio de Janeiro, do primeiro instituto de educação para surdos do país, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).No Dia dos Surdos, além de serem celebradas as importantes conquistas da comunidade surda, são reiteradas suas lutas e sua resistência. Temos a oportunidade e somos convidados a refletir e a debater sobre questões importantes acerca de temas como os direitos dos surdos, acessibilidade e minorias linguísticas..

É importante ressaltar que quando falamos em comunidade surda, estamos nos referindo a uma comunidade heterogênea e diversa. Sendo assim, a partir de diferentes contextos e vivências, cada pessoa possui uma relação individual com a surdez. Existem vários fatores que podem influenciar nessa relação como, por exemplo, o grau da surdez, a presença (ou não) de pais ou outros parentes surdos, a forma como a pessoa se relaciona e se identifica com a língua de sinais, entre outros.

A surdez é também uma questão identitária e cultural. Assim, pessoas que se identificam como surdas compartilham de diversos elementos que as unem: uma língua própria –a língua de sinais–, uma cultura surda e uma comunidade da qual fazem parte –a comunidade surda.

Diante desta perspectiva, a surdez não é uma perda ou algo que falta ao indivíduo, mas sim uma forma diferente de experimentar o mundo (que é majoritariamente ouvinte). A língua de sinais, neste contexto, além de ser a principal forma de comunicação, é parte fundamental da cultura com a qual os surdos se identificam.

Folha de São Paulo; 26/09
https://bit.ly/3udrOEO