27/01/2014

O ano de 2014, marca a nossa arrancada para uma nova etapa do Sindicato dos Professores de Santos e região. Essa diretoria assume disposta a escrever uma nova história para os professores de nossa região. Nessa nova gestão o lema “Mudando Juntos”, vai se tornar uma realidade. Nesse período de transição já notamos varias mudanças, podemos  destacar:
Um processo eleitoral aberto e transparente com edital no maior jornal de circulação da Baixada Santista e no Caderno Nacional da Folha de São Paulo, além do edital, informações claras no site da Entidade e em vários canais de comunicação.  Urnas circularam por varias regiões da Baixada Santista, fato esse inédito no processo eleitoral desse sindicato. Coletamos votos de mais de 550 eleitores associados, atingindo a marca de 95,81% de votos.

Chamamos aproximadamente 140 escolas, para esclarecerem denúncias feitas pelos professores. Sendo que dezenas foram convocadas no Ministério do Trabalho, que por sua vez atendeu prontamente nossos pedidos de fiscalização.

Atendemos uma media de 797  professores para  homologação e esclarecimentos de dúvidas. Com um sistema de agendamento e  funcionárias treinadas, o tempo médio de atendimento não passou de dez minutos.

Nosso Departamento de Previdência  realizou 352  solicitações de contagem de tempo sendo 52 aposentadorias concedidas,  três    concedidas no mesmo dia, fato inédito no nosso sindicato.
O departamento jurídico encaminhou para Justiça do Trabalho mais  110   ações  individuais e coletivas. Ressaltando que tivemos dezenas de acordos extrajudiciais solucionando rapidamente as pendências. Celebramos diversos convênios odontológicos, médico e  prestação de serviços. Consulte nosso site e veja mais detalhes.

Professor sua participação no Sinpro Santos é de grande importância, participe das assembleias traga sua sugestão, utilize nossos canais de comunicação  associe-se ao Sindicato.

Presidente do Sindicato dos Professores de Santos e Região
Walter Alves

21/01/2014

Selecionamos algumas dicas simples para serem adotadas o ano todo e que  podem prevenir ou resolver problemas:

a) Arquive todo o material digital
Crie pastas específicas para arquivar todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: material pedagógico das aulas, blogs e plataformas interativas; e-mails trocados com alunos e coordenação; comunicados e convocações na intranet, registro de envio de notas por meio eletrônico na Escola etc.
Esse material pode ser útil em diversas situações. De questões mais elementares, como prova da convocação para uma atividade que não foi paga a questões mais complexas, como a remuneração do trabalho a distância ou direitos sobre o material pedagógico produzido pelo professor.

b) Guarde todos os seus holerites
Comprovantes de pagamento nunca devem ser jogados fora. Se disponibilizados por meio digital, devem ser salvos e arquivados numa pasta específica.
Eles podem ser importantes para resolver eventuais problemas com a Receita Federal, na cobrança de dívidas trabalhistas e na hora da aposentadoria, razão pela qual os holerites com mais de cinco anos também devem ser guardados.

c) Confira sempre o seu salário
O trabalhador ainda é o melhor fiscal. Ele tem que saber como a remuneração é calculada e fazer a conferência todo mês. Especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda.
Falando nisso, as tabelas do INSS e do imposto de renda na fonte foram corrigidas e serão aplicadas já no salário de janeiro (Veja mais).

d) Não jogue fora o calendário escolar
As escolas e IES são obrigadas a entregar no início do ano letivo o calendário escolar, que deve informar: dias letivos, atividades extracurriculares, período do recesso de 30 dias e das férias coletivas dos professores.
Guarde sempre o calendário, pois ele pode comprovar as atividades exigidas pelo empregado, confirmar se o recesso está sendo respeitado, se as férias foram pagas no prazo e qual a data limite para comunicar a demissão no final dos semestres.

e) Conheça os seus direitos
Consulte sempre o Guia de Direitos, com orientações que todo professor deve saber desde a sua admissão num novo emprego até o seu desligamento. Além do Guia, o site da Fepesp traz a íntegra das Convenções Coletivas de educação básica e ensino superior e os Acordos Coletivos do Sesi, Senai e Senai superior.
Quem é sindicalizado também recebe de sua entidade a Agenda dos Professores e o Caderno da Convenção Coletiva de Trabalho, duas fontes preciosas de informação.
O conhecimento ainda é a melhor arma contra o descumprimento da lei trabalhista!

Fonte: Fepesp