27/03/2019

DIGA NÃO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

A Proposta de Emenda Constitucional 06/2019, a PEC da reforma da Previdência, prevê a obrigatoriedade de idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres com o fim do direito à aposentadoria por tempo de serviço.

Fica ainda pior para professoras e professores: pela proposta, a sua aposentadoria virá apenas por idade, quando completar 60 anos.

Ademais, o governo pretende adotar o regime de capitalização da Previdência, acabando com o modelo pelo qual todos contribuem para todos em um fundo social. Com a capitalização, o trabalhador teria que fazer sua própria poupança, que, segundo cálculos, para que receba um valor integral de aposentadoria, seria necessário atividade por 40 anos.

A PEC da reforma da Previdência vai ser discutida no Congresso. Queremos uma discussão de verdade, queremos que as propostas de emendas sejam discutidas e consideradas – não se pode aceitar que uma reforma prejudique quem trabalhou toda a vida, enquanto deixa de fora quem se considera com privilégios.

Governo quer livrar patrões da contribuição e jogar o peso da aposentadoria – piorada – nas costas dos trabalhadores. Professores serão mais prejudicados.

Será necessário trabalhar mais tempo, contribuir mais e para se aposentar com bem menos. O projeto de reforma da Previdência de Bolsonaro afeta profundamente a vida do trabalhador brasileiro e de suas famílias. Retarda o início da aposentadoria, diminui o alcance da assistência social e ataca as mulheres, parcela já afetada pelo quadro de desigualdade social no país, ao aumentar o tempo mínimo de contribuição para 20 anos. Impossibilita a manutenção da vida na velhice, ao impedir que esta aconteça de maneira digna e exagerando o tempo laboral para pessoas com mais de 60 anos.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou a Calculadora da Aposentadoria, para alertar sobre as perdas que cada trabalhador poderá ter. É possível comparar uma aposentadoria baseada nas regras atuais e uma caso a PEC 6/2019 seja aprovada.
Calculadora do Dieese mostra o que sua aposentadoria perde com a reforma: http://bit.ly/2FcGTNY

Reforma da Previdência: modelo chileno é alerta aos brasileiros, por Silvia Barbara.

http://fepesp.org.br/artigo/reforma-da-previdencia-modelo-chileno-e-alerta-aos-brasileiros/

(texto:Fepesp)