03/07/2020

Especialistas do setor corroboram a declaração do presidente. Eles alertam que o sistema educacional brasileiro enfrenta problemas históricos e que, neste governo, os ministros que ocuparam a pasta — Ricardo Vélez Rodríguez e Abraham Weintraub — nada fizeram para reverter o quadro. O terceiro a ser conduzido à função, Carlos Alberto Decotelli, nem chegou a tomar posse. Ele teve a nomeação anulada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, após uma série de inconsistências no currículo.

Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, afirmou que “a educação brasileira tem graves problemas”. “Dois deles são uma profunda desigualdade educacional e uma crise de aprendizagem”, frisou.

Ela disse que o país demorou para universalizar o acesso à educação e foi um dos últimos a agir nesse sentido na América Latina. “Não é que vinha bem e ficou ruim e, agora, tende a se resolver. Desde a década de 1930 já éramos inferiores a outros países da América Latina. Em meados dos anos 1990, avançamos, com a entrada das crianças na escola”, relembrou.

Correio Braziliense https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/especialistas-concordam-com-bolsonaro-sobre-situa%C3%A7%C3%A3o-horr%C3%ADvel-da-educa%C3%A7%C3%A3o/ar-BB16hNBX?li=BBwanrb