12/05/2020

A paralisação de aulas motivada pela emergência sanitária cria dificuldades para boa parte dos estudantes sem conexão ou condições de estudo remoto em casa

Em meio a polêmicas sobre o cronograma do exame durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 abriu inscrições nesta segunda-feira, 11/05, segundo a programação do Inep, instituto ligado ao MEC (Ministério da Educação) responsável pela prova.

A insistência do governo Jair Bolsonaro em manter as datas do Enem, apesar da pandemia de coronavírus e do fechamento de escolas, vai na contramão do ocorre no mundo.

A maioria dos países adiou exames de acesso à universidade, como é o caso do Enem. Só 5 países, entre 19 com provas similares, mantiveram o cronograma, segundo levantamento do Instituto Unibanco com nações de todos os continentes.

“A crise em que o mundo vive em consequência da pandemia favorece a seleção que mais agrada ao atual governo, de filtrar a entrada para aqueles que estão em posição mais favorável. Essa decisão do MEC de não adiar o Enem prejudica o povo mais pobre, tornando mais distante a possibilidade de um futuro melhor, com mais oportunidades”, diz Adércia dos Santos, do Sinpro Itajaí e da Contee, em artigo (ver aqui). “O governo, ao contrário do que a campanha anuncia, ceifa uma geração de novos estudantes que vê nos estudos a possibilidade de emancipação econômica e social”.

Fonte: FEPESP