14/06/2022

Ao menos 13 cidades do interior e litoral de São Paulo usaram de seus decretos para o uso obrigatório de máscaras em ambientes internos diante da alta no número de casos de contaminação por covid-19.

Seguindo a orientação do estado, a recomendação do uso de máscara em locais fechados foi divulgada em Mongaguá e Peruíbe, no litoral, em Adolfo, Araçatuba, Ariranha, Bálsamo, Bady Bassitt, Cedral, Icém, José Bonifácio, Queiroz, Rio Claro, Tabapuã e Tanabi, no interior.

Já em Araraquara e São José do Rio Preto, a volta da máscara é obrigatória em qualquer local fechado ou de aglomeração. Araraquara, que saltou de 1.573 casos em abril para 7.865 casos em maio (alta de 400%), inclusive, previu multa de até R$ 6.029 para quem descumprir a medida (a cidade registrou sete mortes por covid em maio e nenhuma em abril).

São José do Rio Preto estendeu o uso do acessório para locais como escolas, igrejas e supermercados. Foram 3.733 contaminados pela doença em 13 dias.

Em Campinas, a máscara retornou ao dia a dia também em escolas públicas e particulares. Estão entre as cidades que reativaram o uso obrigatório de máscara também São Carlos e Piquerobi, Adamantina, Tupã, Pirassununga, Guapiaçu, Altair, Glicério, São Roque e Itanhaém.

Portal RMC; 13/06
https://bit.ly/3NX7BvZ