06/03/2014

Reposição integral da inflação e ganho real correspondente a metade da inflação. Essa foi a proposta de reajuste salarial apresentada pela Fepesp e pelos sindicatos na primeira rodada de negociação com representantes do Sesi e do Senai, dia 27/02, em São Paulo.

O percentual reivindicado deve ficar em torno de 7,5%. O número definitivo será conhecido dia 12/03, quando a inflação de fevereiro, medida pelo INPC-Ibge, for divulgada.  Até janeiro, a variação do INPC foi de 4,71%.

Os negociadores do Sesi e Senai também mostraram as cartas e ofereceram apenas o INPC, sem ganho real.

Essa proposta foi descartada pelos sindicatos, já que o eixo da reivindicação é o aumento do poder aquisitivo em valores reais, acima da inflação. Para o presidente da Fepesp, Celso Napolitano, “a universalização do vale-refeição ou pagamento de abono, combinado ao reajuste, também pode elevar o poder de compra”.

As entidades também voltaram a cobrar a inclusão dos professores do EJA no realinhamento salarial pago aos demais professores.

Cláusulas econômicas
As negociações em 2014 abrangem apenas quatro cláusulas, todas elas de natureza econômica: reajuste salarial, vale-refeição, vale-alimentação e multa por descumprimento. As demais cláusulas do Acordo Coletivo vigoram até fevereiro de 2015.

As propostas dos professores e técnicos de ensino foram aprovadas nas assembleias da categoria, dia 08/02.

A próxima reunião será dia 11/03.

Fonte: Fepesp