01/06/2022

Em certos aspectos, o passado colonial brasileiro – marcado pela exploração, pelo preconceito e pela exclusão – ainda está presente no ambiente escolar e se reproduz na elaboração de currículos e conteúdos pedagógicos. Por isso, é preciso implementar uma “descolonização” na educação brasileira.

Esse é o tema do minicurso gratuito Descolonizando a Autocolonização na Educação, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas. Com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube, o evento será ministrado pelos educadores Ana Paula Magalhães, Naomar de Almeida Filho e Rosa Bruno Joffré. Para eles, a realidade do passado colonial brasileiro, persistente na educação, reforça o silêncio de grupos étnicos e sociais submetidos historicamente à subserviência.

​O minicurso Descolonizando a Autocolonização na Educação, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas, com transmissão pelo canal da cátedra na plataforma Youtube, aqui. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Será fornecido certificado de presença.

Jornal da USP; 31/05
https://bit.ly/3NaRR8h