03/11/2021

As mudanças climáticas são um dos principais desafios do planeta. Foi pensando em uma forma visual de representar o impacto do aquecimento global em diferentes lugares do mundo que Spencer Glendon, pesquisador de mudanças climáticas, criou o projeto Probable Futures (ou “Futuros Provavéis”, em tradução livre).

O site reúne diversos materiais em inglês sobre a crise climática e um mapa interativo que faz simulações de como ficará o clima de diferentes regiões a depender do cenário de aquecimento global.

A principal demarcação feita pelo mapa está relacionada aos dias do ano – ele contabiliza quantos dias em um ano países vão enfrentar altas temperaturas. Assim, quanto mais vermelho o mapa ficar, maior será o número de dias muito quentes. O mapa também ilustra a situação do planeta em relação a outros eventos climáticos, como aumento ou diminuição de temporadas de frio e umidade.

Todos esses fatores variam de acordo com a escala de aumento da temperatura global, que vai de 1,5ºC até 3ºC. Esses são os cenários vistos como mais prováveis em decorrência das mudanças climáticas, a depender da ação humana para lidar com o problema.

Nexo; 01/11
https://bit.ly/3kmusof