04/05/2021

Mesmo com o abrandamento da pressão sobre o sistema de saúde nas últimas semanas, especialistas reforçam que o cenário da pandemia no país é muito grave, requer investimentos e revisão na gestão da crise sanitária.

“Estabilizamos num patamar inaceitável, insuportável eu diria. E a gente tende a normalizar esse sofrimento profundo que está acontecendo, porque a maioria das pessoas está distante [de viver o drama da perda]”, disse Paulo Chapchap, ex-diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês e membro do Todos pela Saúde, ao participar da Live do Valor “Os rumos da saúde e o mundo pós-pandemia”.

O médico observou que não ter vivido ainda o luto pode explicar o comportamento até de algumas autoridades, de negarem o sofrimento. “E uma péssima consequência dessa negação é a não estruturação de políticas públicas que permitam diminuir esse sofrimento”, afirmou. “Há uma insensibilidade política para essas crises muito grande”, disse Chapchap, ao mencionar áreas como emprego e educação, drasticamente afetadas pelo colapso nacional. Em sua visão, a pandemia aprofundou a crise social do país a níveis que exigirão muito para se reverterem.

Valor Econômico; 04/05
https://glo.bo/3b1wFRc