12/05/2021

A pesquisa Realidade Docente 2021, realizada em abril pela consultoria FlamingoEDU, revelou que os professores da educação superior do ensino privado gaúcho tiveram uma redução da carga horária e acréscimo de trabalho durante a pandemia. A sondagem identificou também que o adoecimento da categoria se agravou durante a crise sanitária, e os custos do trabalho remoto foram integralmente assumidos pelos profissionais, com pouco ou nenhum apoio dos empregadores.

A pesquisa comparou dados do primeiro e segundo semestres letivos de 2020 e do primeiro semestre de 2021 e constatou acúmulo crescente de atividades sem a respectiva remuneração, esforço adicional em relação à carga horária em sala de aula, desembolso dos docentes com adequação do espaço físico e aquisição de equipamentos para a continuidade das aulas na modalidade remota, devido ao isolamento, e uma piora na condição física e mental dos docentes no atual contexto.

O estudo foi encomendado pelos sindicatos de professores (Sinpro/RS, Sinpro/Noroeste e Sinpro/Caxias) e realizado entre os dias 2 e 9 de abril, por meio de 13 questões respondidas por 1.195 professores da educação superior. O resultado da pesquisa, em formato PDF, está aqui.

Extra Classe; 11/05
https://bit.ly/3vXBGSM