05/05/2021

Uma professora da rede municipal de São Caetano, município da região metropolitana de São Paulo, está sendo processada por calúnia pelo secretário de educação Fabricio Coutinho de Faria. A educadora Catarina Troiano afirma que o caso aconteceu depois que ela criticou a reabertura das escolas na cidade, em fevereiro, com uma charge publicada em redes sociais (veja na foto).

A professora entende que é vítima de assédio por parte do secretário de educação e que ele utilizou seu caso para dar um recado aos demais profissionais da área. “É como se dissesse aqui você não pode muito”, relata a docente que ainda nega qualquer tipo de calúnia em suas publicações. “É uma crítica à necropolítica da secretaria de educação que ele comanda, não à pessoa dele”, rebateu a educadora.

Em nota referendada pelos sindicatos integrantes da Fepesp, o Sinpro ABC defesa que ‘não podemos permitir que calem os profissionais da Educação ou qualquer outro trabalhador que discordar das decisões dos governos municipais, estaduais ou federal. Censura, não!’

Carta Capital; 04/05