20/03/2014

Reunidos no dia 19/03, professores do Sesi e Senai aprovaram 7% de reajuste a partir e março. O acordo também garante reajuste nos vales refeição e alimentação (veja abaixo).

Uma mudança importante no vale-refeição: ele passa a ser pago quando o professor lecionar em dois períodos contínuos (manhã-tarde; tarde-noite), independentemente do número de aulas. Quando os turnos não forem contínuos, o vale refeição continua a ser pago se a carga horária for igual ou superior a seis aulas.

Entre mais de 27 assembleias, somente 3 votaram contra a proposta: Bauru, Ribeirão Preto e Taubaté. Em São José do rio preto, a assembleia ocorrerá dia 20, em razão do feriado municipal no dia 19/03.

Realinhamento salarial na EJA
O Sesi também comprometeu-se a estudar o realinhamento salarial para os professores da EJA, uma reivindicação da categoria e dos sindicatos.

Em 2012, esses professores ficaram fora do reajuste adicional pago aos professores do Fundamental (15,9% no Fund. I e 14,5% no Fund. II).

Esse reajuste foi resultado da mobilização da categoria na Campanha Salarial de 2012. Os professores aceitaram o reajuste mas exigiram uma política para acabar ou reduzir com a defasagem entre o Fundamental e o Médio.

A campanha só terminou depois que o Sesi se comprometeu a estudar o realinhamento.

Meses mais tarde, e sem discussão com os sindicatos, comunicou um reajuste adicional em três parcelar anuais (a última vence em outubro de 2014).

Desde então, os sindicatos têm lutado para que esse percentual seja estendido também aos professores da EJA.

Fonte: Fepesp

CONFIRA AQUI O REAJUSTE DE MARÇO NO ENSINO SUPERIOR, SESI E SENAI.