13/07/2020

Muitas carreiras de professores universitários têm sido interrompidas por causa de uma onda de demissões. Algumas instituições já demitiram mais de 30% de professores. Uma das justificativas para os desligamentos é a crise provocada pela pandemia, que se reflete também nos boletos pagos pelos alunos.

Mas para o Sindicato dos Professores de São Paulo, o motivo não é só a inadimplência e a evasão. O diretor Celso Napolitano diz que percebe que está havendo sim uma redução de custos “exagerada”.

“Em função das novas tecnologias as instituições estão rompendo barreiras físicas e estão concentrando um número muito grande de estudantes em uma mesma sala virtual. Assim pode demitir 4 professores e manter 1 com a responsabilidade de ministrar aulas para 150 alunos em uma plataforma virtual que é um verdadeiro absurdo”, afirma.

G1 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/07/09/sindicato-ve-corte-de-custos-exagerado-em-demissoes-nas-faculdades-de-sp-um-so-da-aula-para-150-alunos-online.ghtml