11/01/2021

É importante que os professores da Unip, Laureate e Kroton avisem seus colegas, para que haja a fiscalização da concessão desses benefícios adicionais aos demitidos.

A Fepesp e os seus sindicatos integrantes vêm agindo neste final de 2020 para coibir abusos de direitos de professores e auxiliares de administração escolar. Em primeiro lugar, fazendo valer os direitos conquistados e inscritos em nossas convenções coletivas de trabalho. E vamos além: com mobilização, garantimos direitos adicionais em negociações específicas.

Mesmo com as negociações para a renovação da convenção coletiva no ensino superior ainda em andamento, a Fepesp garantiu benefícios adicionais através de negociação. Confira.

UNIP: ASSISTÊNCIA MÉDICA ATÉ FEVEREIRO E BOLSA DE ESTUDOS

Em virtude do Decreto Legislativo nº 6, de 2020 e do Decreto 64.881, de 22 de março de 2020 – que são os decretos deste período emergencial da pandemia – os professores demitidos da Unip continuarão a usufruir assistência médica por conta da mantenedora até o final de fevereiro de 2021.

Os professores desligados neste final de ano terão ainda assegurada a manutenção das bolsas de estudo já em uso pelos seus dependentes até dezembro de 2021. Após esse prazo será concedido desconto de 50% nas mensalidades até a conclusão dos cursos.

(Unip: veja a íntegra do acordo aqui)

KROTON: ABONO INDENIZATÓRIO + BOLSAS

Professores ativos e desligados da Anhanguera, Unopar, Pitagoras e da Editora e Distribuidora Educacional que tiveram sua carga horária reduzida na virada do primeiro ao segundo semestre de 2020 receberão um abono indenizatório de 60% de uma remuneração mensal equivalente à carga horária reduzida. O pagamento será feito até 5 de fevereiro.

Já aos professores desligados no final do ano letivo de 2020 (dispensados ou que pediram demissão) será paga uma ajuda de custo indenizatória a título de auxílio-saúde no valor de R$220,00.  Também está assegurada a manutenção das bolsas de estudo de dependentes até junho de 2022 e, depois disso, 50% de desconto na mensalidade até dezembro de 2024 ou o fim do curso, o que terminar primeiro.

(Kroton: veja a íntegra do acordo aqui)

LAUREATE: TRÊS MESES DE ASSISTÊNCIA MÉDICA E EXTENSÃO DAS BOLSAS

Professores desligados da Anhembi-Morumbi, FMU, Fiam/Faam neste final de semestre receberão pagamento de ajuda de custo indenizatória a título de auxílio-saúde no valor de três mensalidades dos seus planos de assistência médica. O pagamento dessa indenização adicional deverá ser feito até o dia 12 de janeiro. fica garantida, desde que tenham direito legal, a permanência no grupo de beneficiários do plano de assistência médica das mantenedoras, aos professores que assim o desejarem.

Serão mantidas também as bolsas de estudo integrais para professores e dependentes até m julho de 2021, com desconto de 50% nas mensalidades até dezembro do ano que vem.

(Laureate: veja a íntegra do acordo aqui).

Qualquer dúvida sobre estes acordos – ou qualquer situação envolvendo direitos no final do ano – procure imediatamente o seu Sindicato!

Fepesp