25/07/2019

Confira as nossas orientações para este semestre:

a) Arquive todo o material digital crie pastas específicas para arquivar todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: material pedagógico das aulas, blogs e plataformas interativas; e-mails trocados com alunos e coordenação; comunicados e convocações na intranet, registro de envio de notas por meio eletrônico na Escola etc. Esse material pode ser útil em diversas situações. De questões mais elementares, como prova da convocação para uma atividade que não foi paga a questões mais complexas, como a remuneração do trabalho a distância ou direitos sobre o material pedagógico produzido pelo professor.

b) Guarde todos os seus holerites comprovantes de pagamento nunca devem ser jogados fora. Se disponibilizados por meio digital, devem ser salvos e arquivados numa pasta específica. Eles podem ser importantes para resolver eventuais problemas com a Receita Federal, na cobrança de dívidas trabalhistas e na hora da aposentadoria, razão pela qual os holerites com mais de cinco anos também devem ser guardados.

c) Confira sempre o seu salário, o trabalhador ainda é o melhor fiscal. Fique atento como a remuneração é calculada e faça a conferência todo mês. Especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda.

d) Não jogue fora o calendário escolar as escolas e IES são obrigadas a entregar no início do ano letivo o calendário escolar, que deve informar: dias letivos, atividades extracurriculares, período do recesso de 30 dias e das férias coletivas dos professores. Guarde sempre o calendário, pois ele pode comprovar as atividades exigidas pelo empregado, confirmar se o recesso está sendo respeitado, se as férias foram pagas no prazo e qual a data limite para comunicar a demissão no final dos semestres.

e) Conheça os seus direitos http://fepesp.org.br/noticia/guia-de-direitos/ , orientações que todo professor deve saber desde a sua admissão num novo emprego até o seu desligamento. Além do Guia, o site do Sinpro Santos traz na íntegra as Convenções Coletivas da Educação Básica e Ensino superior, e os Acordos Coletivos do Sesi, Senai e Senai superior.