01/10/2021

Embora com atraso, o Youtube anunciou nesta quarta-feira (29) que vai remover vídeos com informações falsas sobre quaisquer vacinas aprovadas por autoridades de saúde. Anteriormente, a plataforma já havia adotado posição semelhante sobre desinformação relativa aos imunizantes contra a covid-19. “Temos visto constantemente alegações falsas sobre as vacinas contra o coronavírus se transformarem em informações errôneas sobre as vacinas em geral. Estamos agora num ponto em que é mais importante do que nunca expandir o trabalho que começamos com a covid-19 para outras vacinas”, explica a empresa em comunicado.

“O YouTube não permite conteúdo que represente risco sério de danos graves, por meio da divulgação de informações médicas incorretas sobre vacinas atualmente administradas, que foram aprovadas e confirmadas como seguras e eficazes pelas autoridades de saúde locais e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz a empresa. “Isso é limitado ao conteúdo que contradiz as autoridades de saúde locais ou as orientações da OMS sobre a segurança, eficácia e ingredientes da vacina”, acrescenta.

Rede Brasil Atual; 28/09