Entre os anos 1990 e parte dos 2000, a internet era discada e os videocassetes eram item essencial para quem gostava de filmes. Eram equipamentos que produziam sons bem característicos. Esse sons estão reunidos no Museum of Endangered Sounds (museu dos sons ameaçados, em tradução livre).
O site do museu dos sons ‘extintos’ está aqui. O site traz sons antigos e marcantes de equipamentos, jogos e da internet de décadas atrás. A criação foi a maneira que o americano Brendan Chilcutt encontrou de preservar alguns dos seus sons eletrônicos favoritos, como ele descreve na página do museu online. Entre os ruídos disponíveis no site criado em 2012 estão os produzidos pelo jogo Pac-Man, pelo Game Boy, console portátil da desenvolvedora Nintendo, além do toque (ou ringtone) do celular Nokia. |
Os sons ficam disponíveis logo na abertura do site, dispostos em imagens que representam do que se trata. Basta clicar na imagem desejada e ouvir o som produzido. Para encerrar a reprodução é preciso clicar novamente. Também é possível clicar em várias imagens ao mesmo tempo, gerando uma “música industrial”, como explica o aviso no início da navegação.
Nexo; 27/07
https://bit.ly/372Q8OY