12/09/2026

Do banimento da Inteligência Artificial nas salas de aula aos desafios do Pisa 2025 e do combate à desinformação, a 17ª edição do Clipando: O Clipping Comentado da Educação já está disponível no YouTube e no Spotify. O novo episódio reúne diagnósticos urgentes, análises teóricas e caminhos práticos para apoiar educadores e gestores diante das rápidas transformações no ensino.

Já está no ar a 17ª edição do Clipando: O Clipping Comentado da Educação, trazendo uma seleção aprofundada dos principais debates, diagnósticos e inovações que movimentam o cenário educacional. Disponível no YouTube e no Spotify, o novo episódio propõe uma reflexão crítica para educadores, gestores e pesquisadores sobre os rumos do ensino diante das rápidas transformações sociais e tecnológicas.

Nesta edição #17, as discussões sobre tecnologia e letramento mediático ganham protagonismo.

Em pauta, está a polêmica palestra no SinproSP em que Raquel Varela defende o banimento da Inteligência Artificial nas escolas — debate que se conecta às análises teóricas sobre a IA como o zeitgeist da “sociedade do cansaço”.

Em paralelo, o programa apresenta caminhos práticos para a formação crítica dos estudantes no ensino médio, destacando o uso pedagógico de fotonovelas, a criação de clubes de checagem de fatos nas escolas e as novidades do Prêmio #FakeTôFora 2026.

Além do foco em desinformação e tecnologia, o episódio aborda temas essenciais para a gestão e a prática em sala de aula: os dados e direcionamentos do Pisa 2025, a reflexão sobre qual aprendizagem se busca tornar possível e as implicações geopolíticas e pedagógicas da aprovação do novo mapa-múndi pela ONU.

Abaixo Links, Referências, Bibliografia e Minutagem dessa edição:

LINKS E REFERÊNCIAS

BIBLIOGRAFIA

FERREIRA, Wilson Roberto V., “Inteligência Artificial é o ‘zeitgeist’ da Sociedade do Cansaço”, In: Blog Cinema Secreto: Cinegnose, disponível em: https://cinegnose.blogspot.com/2025/05/inteligencia-artificial-e-o-zeitgeist.html

MINUTAGEM

Clipando #17 – O Clipping Comentado da Educação

  • [00:00] Introdução e Apresentação

    • Apresentação da 17ª edição e explicação sobre a proposta de curadoria e formação docente promovida pelo Sinpro Santos.

  • [02:49] Bloco 1: Inteligência Artificial na Educação

    • [03:07] Clipe 1A: Palestra da historiadora e socióloga portuguesa Raquel Varela no Simpro-SP, na qual defende o banimento da IA na educação sob uma perspectiva de crítica marxista à expropriação do trabalho docente.

    • [06:51] Análise Crítica: Reflexão sobre o histórico de novas tecnologias na escola (gibis, televisão, celulares) e as contradições entre forças produtivas e relações sociais de produção.

    • [11:56] Clipe 1B: Artigo de Luciano Monteiro (Fundação Santillana) na Revista Educação sobre a incorporação pedagógica da IA e a sofisticação dos processos de avaliação e aprendizagem.

  • [17:39] Bloco 2: Resultados e Desafios do PISA

    • [17:55] Análise dos dados do PISA (matemática, ciências, leitura e a nova métrica sobre letramento informacional/IA).

    • [21:10] Posição do Brasil no ranking internacional e estabilidade/queda nos desempenhos em relação às edições anteriores.

    • [24:16] O cruzamento de dados sobre digitalização, o fenômeno da preguiça metacognitiva e o desengajamento escolar.

    • [26:27] Discussão sobre o trauma histórico no ensino de matemática e sua relação sociopolítica no Brasil.

  • [30:54] Bloco 3: Sugestão Prática 1 – Fotonovelas e Educação Midiática

    • [31:07] Uso de fotonovelas como ferramenta de letramento midiático no Ensino Médio.

    • [32:48] Relato sobre o projeto do professor Thiago Nunes Severino no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Januária – MG) conectando a estética das fotonovelas à linguagem das redes sociais.

  • [36:01] Bloco 4: Sugestão Prática 2 – Clube de Checagem nas Escolas

    • [36:10] Matéria do portal Porvir apresentando razões para a implementação de um clube de checagem de fatos nas escolas para o combate à desinformação.

    • [37:29] Alinhamento com as competências da BNCC (Pensamento Crítico, Cultura Digital e Cidadania).

    • [38:02] Apresentação e cronograma do Prêmio Fake Tô Fora 2026 (promovido pelo Instituto Palavra Aberta).

  • [42:31] Bloco 5: Cartografia e Geopolítica – O Novo Mapa-Múndi da ONU

    • [42:57] Análise da aprovação do mapa-múndi na projeção Equal Earth pela ONU e o reposicionamento do Sul Global.

    • [44:07] Comparativo entre a projeção de Mercator (século XVI) e as representações cartográficas como instrumentos geopolíticos e semióticos.

    • [48:15] Exemplos históricos de mapas (como o mapa do IBGE com o Sul no topo e a carta cartográfica de Jerônimo Marini de 1512).

  • [52:10] Bloco 6: Debate sobre Masculinidades na Escola

    • [52:30] Matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre as palestras do pesquisador e jornalista Ismael dos Anjos em colégios privados abordando “o que é ser homem hoje”.

    • [54:14] O papel da mídia, dos influenciadores digitais e a crise socioeconômica na construção da identidade masculina.

    • [57:14] Análise sociológica sobre a perda da base econômica do modelo patriarcal e o surgimento de discursos de “machismo renitente”.

  • [58:25] Encerramento

    • Considerações finais, agradecimentos aos espectadores e chamada para o próximo episódio.