17/04/2015

Em reunião com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) na manhã dessa quinta-feira (16/04), a Fepesp recebeu uma nova proposta econômica que subiu o reajuste salarial dos professores de 4% para 5% em março chegando a 7,41% apenas em outubro. Esse índice, entretanto, continua indecente porque não repõe nem a inflação.

A Fepesp e os Sindicatos não aceitam proposta que não reponha a inflação. Ainda mais na atual conjuntura econômica, com índice de inflação projetado em 8,5%.

Até porque outras instituições já deram reajustes maiores do que 4% como forma de antecipação salarial nos holerites de março, como, por exemplo, a Unip, Mackenzie, PUCCamp, Grupo Anima, PUC São Paulo e Unimes, entre outras IES.

A alegada crise no setor não cola, porque os ganhos milionários via Fies estão mantidos com a renovação dos contratos em andamento.

Assembleia
Na última reunião do CONES (Conselho de Entidades da Federação), realizada na terça-feira 14/04, foi decidida a proposta salarial dos professores: 8,41% a partir de março, mais 24% de abono em outubro, ou 9,41% de reajuste a partir de março, sem abono.

A próxima rodada de negociação com os representantes das entidades patronais ocorrerá na próxima quinta-feira (23/04), às 17h. No dia seguinte, os sindicatos irão se reunir novamente com a Fepesp para discutir a Campanha Salarial.

No sábado, dia 25/04, às 9h, os sindicatos irão realizar assembleias com falta abonada em todo o Estado para discutir os rumos da Campanha Salarial 2015.

As negociações são coordenadas pela Fepesp, que reúne, semanalmente, sua Diretoria Executiva para discutir os assuntos da Campanha e demais temas relativos à categoria.

Fonte: Fepesp