19/07/2021

Depois de muitas idas e vindas, indecisões, protocolos, testes e resistência popular, os Jogos Olímpicos de Tóquio terão início oficial nesta sexta-feira (23) com a Cerimônia de Abertura. As competições começam antes, na quarta-feira (21), já com o Brasil em cena.

Serão 19 dias de disputas até 8 de agosto, quando saem as últimas medalhas e ocorre o encerramento oficial. Pouco mais de duas semanas depois será a vez dos paraolímpicos, para mais 13 dias de Jogos, entre 24 de agosto e 5 de setembro. Nunca é demais lembrar que o evento era para ter ocorrido no ano passado, mas acabou adiado por conta da pandemia.

O assunto antes das competições começarem não poderia ser outro a não ser as preocupações com a covid-19. Principalmente depois que as autoridades japonesas se viram obrigadas a recolocar Tóquio e redondezas sob restrições maiores, o chamado estado de emergência.

Uma outra consequência é a impossibilidade da presença de público nas arenas, que até então poderiam receber 10 mil pessoas ou o equivalente a 50% da capacidade, o que fosse menor. Para mitigar as consequências da decisão, o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou que o sistema de som das arenas irá reproduzir som de torcidas durante as disputas.

Rede Brasil Atual; 17/07
https://bit.ly/3kyLnVe