22/02/2022

As festas oficiais do Carnaval 2022 foram canceladas, desta vez devido à disseminação da variante ômicron da covid-19.

Não haverá os tradicionais blocos de rua nas principais cidades do país e os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro foram adiados para abril.

Nesta reportagem, o Valor mostra o que abre e fecha no feriado em grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. Confira:

Bahia e Pernambuco suspendem ponto facultativo – Estados do Nordeste como Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, e Piauí suspenderam o ponto facultativo e recomendaram dia normal de trabalho em seus territórios para evitar aglomerações.

Já São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantêm o dia de folga.

Bancos vão fechar nos dia 28 de fevereiro e 1 de março – Entre os bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preservou a folga e as agências bancárias ficarão fechadas nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1 de março (terça-feira). Os bancários retornarão ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas a partir das 12h.

Shoppings terão horário especial – Em relação aos shopping centers, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que a diretriz é o funcionamento das 10h às 22h no sábado. No domingo, o horário será das 14h às 20h, com a praça de alimentação podendo operar até às 23h. Na segunda-feira será o habitual das 10h às 22h. Na terça de Carnaval, a orientação é que as lojas abram das 14h às 20h e, na quarta-feira de cinzas, das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h.

Correios não funcionam no dia 28 de fevereiro e 1º de março – Nos Correios, no dia 25 de fevereiro, todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. No dia 26 de fevereiro, irão funcionar somente as agências que abrem aos sábados. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, e 1º de março não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 2 de março. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

Comércio pode funcionar na terça de carnaval em SP – No comércio de rua, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) esclarece que os estabelecimentos poderão funcionar normalmente durante a terça-feira de carnaval. Apesar da pandemia ter alterado a comemoração de vários feriados, inclusive com a suspensão das festividades da data em diversas capitais, a entidade explica que não houve alterações nas regras atuais. E, embora seja uma festa popular comemorada em todo o Brasil, o carnaval não é feriado nacional.

Estradas em São Paulo – Em São Paulo, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, que dá acesso à Baixada Santista, vai divulgar a expectativa de movimentação nas estradas para este Carnaval na quarta-feira. No ano passado, quando o Carnaval também esteve cancelado, 226.850 veículos passaram pelas rodovias, número que foi 34,91% menor do que em 2020.

Valor Econômico; 22/02