15/04/2021

Pesquisadores de cinco universidades estaduais e federais acompanharam as incidências de Covid-19 por 100 mil habitantes durante o mês em que 299 escolas da rede estadual de São Paulo tiveram aulas presenciais. Secretário da Educação diz que estudos do mundo inteiro apontam que é seguro retornar às aulas presenciais.

O pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC) e um dos autores do estudo, Fernando Cássio, contesta a falta de divulgação de dados por parte da gestão João Doria (PSDB):

“A propaganda [de que é seguro voltar às aulas presenciais] é irresponsável porque engana a população e é muito grave porque isso está sendo feito por um governo que supostamente está do lado da ciência. Se a nossa pesquisa não mostra a realidade, se a ideia é refutar, cadê os dados? A gente está entrando em um novo ciclo de negacionismo. O governo de São Paulo quer se colocar como um contraponto ao governo Bolsonaro, mas ele também é extremamente negacionista e de um jeito pior, porque é revestido de uma certa aparência científica que na verdade não existe, então o que essa pesquisa mostra nesse sentido é demolidor.”

G1; 14/04