23/02/2023
Valor Econômico  23/02
http://glo.bo/3IqaRhV

Técnica criada nos anos 1960 para melhorar as relações interpessoais pode ajudar a reduzir conflitos e mal entendidos no trabalho

Comunicar-se bem ganhou novos contornos após a pandemia, a implementação do trabalho remoto e, posteriormente, do modelo híbrido. Isso porque, a distância, ou vemos nosso interlocutor de forma limitada por uma tela ou não o vemos, e esse ambiente pode mudar de forma significativa a compreensão da mensagem que se quer passar.

“É preciso falar com mais clareza quando não se vê a pessoa porque não estamos vendo o outro articular”, afirma Desirée Cassado, psicoterapeuta e professora da The School of Life (TSL). “[A distância] a gente tem poucos dados sobre a outra pessoa [durante uma conversa].”

Não à toa, os cursos de comunicação estão sendo muito procurados por profissionais das mais diversas áreas e hierarquias. Cassado comenta que, na The School of Life, as aulas de comunicação estão entre as que mais fazem sucesso.

Um levantamento da plataforma de ensino a distância Udemy, que tem 13.400 clientes corporativos no mundo, inclusive no Brasil, mostrou que cursos ligados a habilidades de comunicação para o trabalho foram os mais consumidos no período analisado, entre julho de 2021 e julho de 2022. Esse tipo de competência ficou à frente de outras tradicionalmente relevantes para profissionais, como gestão de projetos (2º), liderança (3º) e as metodologias agile (4º) e scrum (5º).

De forma simplificada, a CNV propõe quatro passos para que as conversas aconteçam. Em um primeiro momento, é preciso ter a habilidade de observar de maneira neutra, sem julgar. No segundo passo, o ponto é conseguir entender os sentimentos que aquela situação provoca em você, como irritação ou ansiedade, e ser capaz de explicar isso para o outro. “É importante descrever de forma precisa o que nos irrita ou atrapalha o nosso trabalho”, diz Cassado. “Se você está trabalhando em conjunto, existe um prazo e a pessoa não atende o telefone ou adia reuniões, é preciso detalhar o valor ou as necessidades que estão sendo desrespeitadas”.

Trazer essas necessidades à tona é o terceiro passo. “A gente deveria contar isso para o outro. [Algo como] para mim é importante entregar projetos no prazo”. Por fim, o quarto passo seria, então, fazer o pedido para a outra pessoa. “Aqui ele tem que ser claro, com prazo possível e de forma que seja viável.”