27/04/2021

O presidente Jair Bolsonaro posou para fotos segurando um cartaz com a mensagem “CPF cancelado” na sexta-feira (23). Junto ao presidente, aparecem na imagem os ministros Milton Ribeiro, da Educação, e Gilson Machado, do Turismo, além do apresentador Sikêra Júnior e membros da equipe de seu programa de TV. A imagem foi publicada nos canais oficiais do Palácio do Planalto.

O registro foi feito após entrevista do presidente ao programa Alerta Especial – apresentado por Sikêra Júnior – da TV A Crítica, do Amazonas. No ar, Bolsonaro fez comentários homofóbicos e preconceituosos contra asiáticos, além de ter ameaçado usar as Forças Armadas para enfrentar medidas de isolamento social adotadas por prefeitos e governadores.

A repercussão da foto foi negativa entre a oposição. As críticas apontaram o contexto no qual Bolsonaro posou sorrindo e promovendo a expressão “CPF cancelado”. O Brasil enfrenta o pior momento da pandemia em 2021, com mais de 390 mil mortes pela covid-19.

O que significa a expressão – A expressão “CPF cancelado” é uma forma de referir à morte, e é comumente utilizada em casos de homicídios cometidos por policiais por arma de fogo.

Em coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo em abril de 2019, o escritor Sérgio Rodrigues afirmou que o “CPF cancelado” não é apenas um eufemismo para a morte, como outros tantos termos da língua portuguesa. O autor destaca que a expressão carrega um tom sarcástico, ao desumanizar as vítimas – reduzindo-as ao número do CPF – e ao mesmo tempo comemorar as mortes.

Nexo; 26/04
https://bit.ly/3eDgiLo