23/09/2021

A prevenção de uma futura pandemia está associada à educação científica das novas gerações e ao combate à desinformação. Essas são as propostas de infectologistas e especialistas em educação, em entrevista ao site Mashable.

“O objetivo é um cidadão mais alfabetizado cientificamente”, afirma a ex-professora de ciências Kelley Le à reportagem. Atualmente, Le dirige o UCI Science Project, um grupo de pesquisa educacional que apoia professores no ensino mais eficaz de ciências. A preparação dos jovens para futuras pandemias, segundo ela, também envolve o esclarecimento de que esses surtos fazem parte da história e da natureza.

Habilitar as novas gerações a interpretar fontes seguras e confiáveis de informação, é outro ponto importante. Com a ampla disseminação do acesso à internet e redes sociais, os pesquisadores ressaltam a importância de que o sistema educacional ensine para as crianças como identificar fontes de informações sérias e de credibilidade.

“Haverá outra pandemia. Conhecimento é poder, especialmente com nossas gerações futuras”, afirma a médica e diretora de Otorrinolaringologia do Hospital Infantil Mattel, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Nina Shapiro.

Época Negócios; 22/09
https://glo.bo/3kApeFL