21/03/2022

A decisão do governador paulista João Doria (PSDB) de desobrigar o uso de máscaras contra a covid-19 em espaços fechados é precoce e passa a mensagem errada sobre o estado da pandemia, segundo Lorena Barberia, professora no Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo), coordenadora científica da Rede de Pesquisa Solidária e pesquisadora do Observatório Covid-19 BR.

Para Barberia, os números de mortes por covid-19 no estado — 811 na semana anterior à liberação, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) — e o cenário internacional, com o aumento de casos na Ásia e na Europa, mostram que a pandemia não está controlada e a população pode ficar vulnerável com a flexibilização.

Nesta entrevista ao Nexo, (leia aqui) Barberia compara a decisão mais recente com flexibilizações anteriores de isolamento social — que ela critica por seguirem um movimento de zigue-zague, num abre-e-fecha de atividades. Ela também comenta o momento atual da pandemia e explica qual a importância do uso de máscaras.

Nexo; 17/03
https://bit.ly/3JwN676