08/02/2021

A revista ‘Época’ desta semana entrevista o linguista, filósofo e escritor Noam Chomsky. Conhecido por seu combate ao neoliberalismo e também a defesa ambientalista, Chomsky responde sete perguntas de Amelia Gonzales. Numa delas, ressalta o papel dos Sindicatos, para ele, mais ainda que importante, “essencial”, por defender o trabalhador e também a sociedade.

Aos 93 anos, ele fala também das expectativas frente ao governo do democrata Joe Biden. Mas seu alvo mesmo é o sistema capitalista, com suas crises permanentes. “O capitalismo descontrolado, quase por definição, produz duas crises: o aumento da desigualdade e a destruição do meio ambiente”, critica Chomsky.

Época – No livro Crise climática e o Green New Deal global, o senhor diz que o resgate do movimento sindical é tarefa essencial para a causa da crise climática. Por quê?

NC – Usar a palavra “importância” é um eufemismo. Em vez disso, eu digo que é essencial. O movimento trabalhista tem sido vanguarda, tanto na mudança social progressista quanto na transformação social. Os poderosos, e aqueles que cumprem suas ordens, sabem disso muito bem. Quando (o presidente americano Ronald) Reagan e (a primeira-ministra da Inglaterra Margaret) Thatcher lançaram o ataque neoliberal sobre a população, seus primeiros atos foram no sentido de atacar os Sindicatos. Para que o ataque tivesse sucesso, foi necessário destruir os meios primários que os trabalhadores usam para se defender e para defender a sociedade. Hoje, muitos dos mais respeitados economistas dizem que a destruição dos Sindicatos é o principal fator que originou esta imensa desigualdade social criada nos últimos quarenta anos”.

Agência Sindical; 05/02