07/10/2021

Como é possível desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de educação infantil, levando em conta os conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem  (DUA) e as características de cada criança? É o que pretende responder o livro Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil, lançado recentemente pela professora Andréia Schmidt e pelas pesquisadoras Ana Carolina Arruda Miranda e Claudia Daiane Batista Bettio, todas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

A ideia do livro, que tem como objetivo discutir os princípios do DUA e a sua aplicação no ambiente da educação infantil, surgiu a partir de um conjunto de pesquisas na área, adianta Andréia. O DUA foi concebido no âmbito da Educação Inclusiva, mas aplica-se à educação em todos os níveis, explica a professora, porque foca no acesso físico à sala de aula e também no acesso a todos os aspectos que envolvem a aprendizagem.

Jornal da USP; 04/10
https://bit.ly/3iCsJKA