31/05/2021

Em audiência no Senado, líder do laboratório que monitora a covid-19 em tempo real na USP, diz que o benefício do retorno às aulas pode ser superado pelas perdas.

A reabertura das escolas sem a testagem em larga escala antes da vacinação contra a covid-19 é condenada pelo professor de medicina Domingos Alves, da USP de Ribeirão Preto. Em audiência pública no Senado nesta sexta-feira (14), para discutir estratégias para o retorno seguro às aulas presenciais, ele afirmou que os benefícios em reabrir escolas e universidades para aulas presenciais não podem ser ultrapassados pelas perdas acarretadas pela iniciativa.

“O que é necessário é uma solução real para o problema. E não uma solução falsa, que torne o problema da pandemia ainda mais grave. Os níveis seguros (para a reabertura) resultam da redução da transmissão comunitária, que deve ser a medida real para autorizar o retorno das atividades presenciais. Para isso é preciso rastreamento de casos e isolamento”, explicou Alves, que lidera o Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), que monitora a covid-19 em tempo real com base na ciência de dados.

Rede Brasil Atual; 29/05
https://bit.ly/3uwDUYl