04/04/2024

A primeira etapa das negociações coletivas continua. Na segunda, dia 1°, ocorreu mais uma rodada com o Ensino Superior. Na […]

A primeira etapa das negociações coletivas continua. Na segunda, dia 1°, ocorreu mais uma rodada com o Ensino Superior. Na terça, Educação Básica, Sesi/Senai suspenderam a negociação, que aconteceria no mesmo dia 2, a fim de concluir tratativas internas e formular contraproposta formal à nossa pauta. A resposta deve ser enviada até hoje, 3. A boa notícia para os professores do Sistema S é que está praticamente concluída a primeira fase da negociação.

Celso Napolitano, presidente da Federação, explica: “Ainda hoje (dia 3) nos enviam por escrito os termos da contraproposta, principalmente as questões econômicas. Vamos analisar no conjunto dos Sindicatos integrantes, hoje à tarde. Nova reunião com Sesi/Senai ocorre dia 9, buscando fechar a negociação”.

Assembleias – Quarta, dia 10, haverá assembleias com falta abonada, em todas as bases, para deliberar acerca da contraproposta oficial do Sesi/Senai. Em algumas entidades será presencial; em outras, virtual. Fique atento ao horário e formato do seu Sindicato e participe. Celso Napolitano reforça a importância da participação. Ele afirma: “É necessária a participação de todas e todas para analisar e deliberar sobre a contraproposta patronal”.

No Ensino Superior, ainda não houve avanços efetivos. O setor convocou assembleia patronal pra discutir propostas na última quarta, 27 de março. Devido ao feriado de Páscoa, alegam não ter havido tempo pra acertar a apresentação de uma primeira resposta às nossas reivindicações, principalmente quanto ao pacote econômico. Apresentou hoje, dia 3, a contraproposta.

Básico – Patrões avançaram na parte econômica. Segundo o presidente Celso, “a proposta está próxima ao que reivindicamos, mas ainda não chegamos ao que consideramos possível obter. Temos também que negociar reivindicações importantes em cláusulas sociais”. Nova rodada ocorre na terça, dia 9.

FEPESP; 03/04