20/09/2021

Muitas palavras e expressões que utilizamos no dia a dia tem origem nas línguas africanas. Assim, por exemplo, falar que está borocoxô, que foi engambelado, chamar alguém de babaca, dizer que ficou zonzo com a bagunça, fazer um cafuné e cochilar, mandar para as cucuias, chamar uma mulher de velha coroca – são alguns dos milhares de vocábulos de origem africana absorvidos pela língua portuguesa falada no Brasil.

Não é para menos, afinal durante trezentos anos, desde o século XVI até 1850 (quando foi proibida a entrada de africanos escravizados) milhões de africanos foram enviados para o Brasil. Vieram de diferentes regiões da África, em especial de dois grandes grupos: o guineano-sudanês (sudaneses da Costa da Guiné e da Costa da Mina) e o banto (Congo, Angola e Moçambique).

Esses povos falavam muitas línguas (a África tem 2.092 línguas, segundo Bonvini), principalmente o quimbundo e o iorubá. A apropriação de vocábulos dessas línguas pelo português falado pelos colonizadores não foi, contudo, um processo simples nem linear, e sequer começou no Brasil pois já vinha ocorrendo no território africano.

Pergunte aos alunos se eles conhecem palavras de origem africana. É possível que os alunos lembrem de palavras referentes aos cultos e à culinária afro-brasileira. Anote na lousa as palavras ditas por eles para posterior verificação. Em seguida, avise que você fará algumas perguntas para eles responderem usando “palavras de origem africana”. São 10 perguntas simples, de respostas rápidas. O objetivo é levar os alunos a identificarem em seu vocabulário cotidiano a presença de palavras de origem africana. Anote as respostas dadas pelos alunos na lousa.

1.Tipo de mercearia onde se vende frutas, legumes, verduras, ovos etc. R: quitanda.
2. Palavra para chamar garoto, menino. R: moleque.
3. Aglomeração de jovens em bares, praças para diversão e agito. R: muvuca.
4. Objeto onde se coloca o tabaco picado para fumar. R: cachimbo.
5. Jeito meigo da garota, com insinuação sedutora. R: dengo / denguice.
6. Carinho ou afago feito no couro cabeludo. R: cafuné
7. Recipiente grande, de metal, para armazenar entulho, restos de material de construção. R: caçamba.
8. Nome que se dá à pessoa desdentada. R: banguela
9. Instrumento musical usado na capoeira. R: berimbau
10.Dormir de leve, adormecer por pouco tempo. R: cochilar-

EnsinarHistoria.com; 17/09
https://bit.ly/2XyQtHO