13/10/2015

Na próxima terça-feira 13, o Sinpro Santos junto com os 26 sindicatos que integram a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) vão se reunir para discutir os cortes anunciados na educação do Sesi e Senai para 2016. O objetivo é reunir ações para os professores em todo o Estado.

Nos últimos dias, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo tomou conhecimento de um clima de terror que se instalou nas unidades do Sesi e do Senai. Professores e professoras relataram ameaças de demissões em massa e diminuição de carga horária no Ensino Fundamental e Médio incentivados, muitas vezes, pelos gestores.

Representantes dos professores, a Fepesp, se reuniu com o Sesi e o Senai no dia 6 de outubro para buscar informações verídicas e as medidas de cortes foram confirmadas. O motivo alegado pelo representante patronal é a previsão orçamentária de 2016 enviada pelo Sesi nacional, que contempla uma queda na arrecadação de 6,9%.

Projetando perda de receita em 2016, a ordem foi uma só: passar a tesoura nas escolas e reduzir custos principalmente com a folha de pagamento. Como foi publicado no Jornal Folha de S. Paulo (07/10), o Sesi comunicou aos pais e alunos o fim do período integral no Fundamental II, do 6º ao 9º anos. Também haverá supressão de classes de 1º ano nas unidades externas e até redução de gasto com almoço dos alunos.

As drásticas medidas não são motivadas pela anunciada redução de 30% nas verbas do Sistema S. E buscando esclarecer todos os fatos que envolvem o drástico cenário. O relato, escrito pelo diretor e professor Onassis Xavier, sobre o encontro com os representantes patronais. O documento explica em detalhes as atitudes que serão tomadas.

Fonte: Fepesp