22/05/2014

Os sindicatos da Fepesp participaram em 06/05 da comissão de acompanhamento com representantes do Sesi e Senai.

Para a reunião em São Paulo vieram dirigentes sindicais de várias partes do Estado, que também são professores do Sesi.

A pauta teve doze itens, sugeridos pelos professores. Veja quais foram os resultados:

Saber em Ação

Os sindicatos cobraram os diretores do Sesi sobre duas reclamações relativas ao treinamento:
a) Professores de Batatais deslocaram-se para Franca (por motivo de feriado) e os de Sertãozinho, para Jaboticabal, e não receberam o pagamento correspondente;
b) Professores de Ribeirão Preto, com carga de 36 aulas + 4 DPC receberam por 40 aulas. Eles deveriam ter recebido por 50 aulas.
O Sesi se comprometeu em analisar as diferenças dos valores e providenciar os acertos com os docentes afetados.

Cuidadores
Contratação de cuidadores para atender alunos portadores de necessidades especiais nas regiões de Ribeirão Preto, ABC, Osasco e Presidente Prudente. Sobre isto, o Sesi diz que foram contratados mais de 100 estagiários para esta função e que se a escola não tem é porque não solicitou.
Por sua vez, os sindicatos ficaram de levantar quais unidades não foram contempladas com os estagiários para que se façam os devidos acertos.

EJA
Professores da EJA em Americana, registrados como sendo do Fundamental I, dão aula no ensino médio.
O Sinpro Campinas, que também representa a cidade, ficou de enviar o nome da unidade para o Sesi tomar providências.

Cursos aos sábados
Na região de Campinas, os professores estão sendo convocados para cursos aos sábados.
O Sesi informa que os cursos foram solicitados pelos professores e que, em 2013, mais de 900 inscrições não puderam ser atendidas. Assim, segundo o Sesi, não se justifica a denúncia de intimidação para que alguém faça o curso.

Atribuição de aulas
Na região de Campinas, tem professor com registro em Ciências impedido de assumir aulas de Biologia.
O problema existe pelo fato de haver cadastramento em vaga primária e composta. O Sesi solicitou o nome da professora e da unidade para que seja feita a regularização.

Auxiliar docente
Sobre o caso de Americana, onde um auxiliar docente está substituindo professor em caráter permanente, o Sesi diz que já houve contratação e, com isto, o problema foi solucionado.

Horários de aulas
Problemas no horário de aulas nas regiões de Campinas, Indaiatuba e ABC: janelas obrigatórias e professores ministrando 3 a 4 aulas na mesma turma em um só dia, além da atribuição de poucas aulas em vários dias da semana.
O Sesi alega que o horário é montado pelas unidades, geralmente por um professor, e que é impossível atender as demandas de todos. Diz também que, no caso de3 professores que não foram contemplados, o Sesi paga a janela.
Sobre o excesso de aulas na mesma turma, elas seriam de componentes curriculares diferentes.

Educação artística
Na CE 298 (Ribeirão Preto), não há orientador de estudo nem atividades de vivência de Educação Artística. Por falta de estagiários, os professores se revezam para acompanhar os alunos no horário de alimentação.
Segundo o Sesi, o problema já foi resolvido.

Atestado médico
Na região do ABC, o procedimento para entrega de atestado médico do professor é diferente daquele exigido para o funcionário.
Sobre isto, o Sinpro ABC irá encaminhar detalhes do problema ao Sesi para se tomem as providencias sobre o caso.

Plano de carreira
Professor do fundamental, promovido no plano de carreira, perde vantagem salarial quando assume aulas no ensino médio.
Em princípio, o Sesi alegou que o professor mudou de cargo. Mas os sindicatos disseram que não foi isto o que ocorreu, forçando o Departamento de Recursos Humanos a analisar o assunto e dar uma resposta posteriormente.

Contratação irregular
No curso técnico do Sesi em São Bernardo, os professores estão sendo contratados como técnicos de ensino ou instrutores.
O Sesi alega que os contratados são técnicos em nutrição, não sendo habilitados como professores. No caso das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês, os contratados seriam docentes.

Horário de intervalo
Na CE 409 (Jundiaí), há professores de horário integral acompanhando os alunos nas refeições.
Segundo o Sesi, o problema já foi resolvido.

Prevista no Acordo Coletivo, a Comissão de Acompanhamento é convocada para discutir problemas que atingem coletivamente os professores.

Caso tenha algum assunto que precisa ser levado até a Comissão, procure o SINPRO SANTOS.

Fonte: Fepesp

CONFIRA AQUI O REAJUSTE DE MARÇO NO ENSINO SUPERIOR, SESI E SENAI.