07/04/2022

A proposta econômica apresentada pelos representantes das mantenedoras no ensino superior privado foi sumariamente rejeitada na sessão de negociação desta quarta-feira, 06/04, pela comissão de negociação dos sindicatos, coordenada pela Fepesp.

As mantenedoras ofereceram reajuste de 3% a ser pago a partir de abril, com abonos de 15% pagos em agosto e 15% em outubro – que não são integrados ao salário, é bom lembrar.

“Esse patamar é baixo ao extremo”, diz Celso Napolitano, coordenador da comissão de negociação. “Essa proposta é ofensiva, inadmissível, e foi recusada de pronto”.

O acumulado da inflação, lembra Napolitano, atingiu 10,57% nos 12 meses entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

Os sindicatos e as mantenedoras devem voltar em nova rodada de negociações na próxima semana, no dia 13. “Essa proposta coloca a negociação em um patamar baixíssimo e sugere uma intenção de postergar as negociações. Isso não nos interessa”, afirma Napolitano, “as negociações não podem se alongar indefinidamente”.

Rádio Peão Brasil; 06/04