14/04/2021

Por Ciça Teixeira, Luka França, Mell Kague, Thalita Pires, do movimento Famílias pela Vida: “A volta às aulas neste momento contraria a opinião majoritária na comunidade científica: as escolas devem sim voltar antes de outras atividades, mas apenas quando a pandemia estiver sob controle. A fase vermelha do Plano São Paulo não é o momento para isso. Na verdade, apenas o endurecimento das medidas de distanciamento social —ou seja, a adoção de um lockdown real— pode controlar a pandemia nesse momento.

O retorno presencial parcial não é a solução: A maioria dos alunos estará, todos os dias, no ensino remoto, com o atendimento comprometido pela falta de profissionais, sem que nenhuma garantia —de aprendizagem ou saúde— seja oferecida aos que retornam.

A pandemia não está controlada, e por isso somos contra a reabertura das escolas neste momento. Exigimos que um ensino remoto de qualidade seja realidade para os estudantes da rede municipal e que as escolas sejam reformadas e vistoriadas pela Vigilância Sanitária. Só assim será possível vislumbrar uma possibilidade de retorno seguro para todos”.

Tendências e Debates, Folha; 14/04
https://bit.ly/3sj4R0v