17/06/2020

Modelos matemáticos indicam que uso maciço da proteção, combinado com medidas restritivas pontuais, impediria novo surto da doença.Uma simulação com 60 milhões de pessoas mostra que se todos usassem máscara na maior parte do tempo não haveria segunda ou terceira ondas da pandemia de coronavírus. Mesmo em percentagens muito mais baixas, a propagação da covid-19 cairia de seu índice de reprodução (número básico de reprodução ou R0) sem a necessidade de medidas de contenção mais extremas. Segundo os autores desse estudo, na ausência de ferramentas mais tecnológicas e avançadas, se a população em massa cobrir o rosto isso daria o tempo necessário para encontrar uma vacina. No entanto, ainda há cientistas céticos.

O senso comum diz que usar uma máscara protege você contra quaisquer partículas ou patógenos transportados pelo ar. Mas para a ciência isso não está tão claro. Até o surgimento da atual pandemia, havia poucos estudos sobre a eficácia de cobrir a boca e o nariz para impedir a propagação de vírus.

El País: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-06-11/mascaras-sao-cruciais-para-evitar-uma-segunda-onda-da-pandemia-de-coronavirus-aponta-estudo.html?utm_medium=Email&utm_campaign=BoletimCoronavirus&utm_source=baseboletim