18/06/2020

Fepesp se credencia, junto com organizações educacionais, para discutir os termos e protocolo de retorno de professor às aulas quando se encerrar a pandemia

Dezenas de entidades da área de Educação reunidas nesta semana no Fórum Estadual da Educação decidiram formalizar pedido de participação no grupo de trabalho que discutirá cronograma e protocolos para o retorno às aulas no Estado de São Paulo. O pedido foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A Federação dos Professores do Estado de São Paulo – Fepesp, que participa desta reunião do Fórum, realizada na terça-feira, 16/06, também se credencia para integrar o grupo de trabalho.

“As professoras e os professores estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia. Não basta estabelecer protocolos para a recepção de alunos. Os docentes devem ser ouvidos”, diz Conceição Fornasari, diretora do Sindicato de Professores de Campinas, que representou a Fepesp nesta reunião do Fórum.

A Federação classificou como irresponsáveis as medidas recentes de relaxamento da quarentena no Estado de São Paulo em documentado divulgado no dia 10 de junho (ver aqui: http://fepesp.org.br/noticia/educador-deve-decidir-como-sera-seu-retorno-as-aulas/). “Volta às aulas, quando ainda não chegamos ao auge da pandemia? Isso, agora, será uma decisão irresponsável, certamente induzida por motivação política e não por critérios de saúde”, diz o documento. “Nós, profissionais da educação, também temos que participar desse acolhimento. E temos também que ter nossa opinião levada em consideração e ser respeitada”.

Ainda neste encontro do Fórum Estadual da Educação, as entidades presentes defenderam a garantia de financiamento do Fundeb, o fundo que garante recursos para a educação básica pública no Brasil, que se encerra neste ano de 2020 e ainda não teve seus recursos definidos. A destinação de recursos deverá ser discutida na Câmara dos Deputados no próximo 23 de junho.

Fonte: FEPESP