19/04/2024

Seguem as campanhas salariais negociações. Na segunda, 15, foram retomadas as tratativas com o Ensino Superior. Terça, 16, de manhã, houve reunião com representantes patronais do Sesi. À tarde, com a Educação Básica.

A nova rodada com o Sesi foi convocada por solicitação dos Sindicatos integrantes da Federação cujos professores rejeitaram a contraproposta patronal, durante as assembleias realizadas dia 10. A expectativa era alcançar avanços e chegar a consenso entre as partes. Porém, o patronal manteve as propostas já apresentadas.

Superior – A Federação reiterou as reivindicações do chamado pacote econômico: aumento real nos salários, PLR ou benefícios que superem a inflação, além de aumento real no Piso salarial e vales dos funcionários não- docentes.

Segundo Celso Napolitano, presidente da Fepesp, “o propósito dessa Convenção é definir políticas de Piso para os docentes e elaborar normas de regulamentação das disciplinas ministradas à distância em cursos presenciais”, além do pacote de remuneração, recuperando a defasagem inflacionária, com aumento real. Outras duas rodadas foram confirmadas para as próximas segundas-feiras, 22 e 29 de abril.

Básico – Patronato apresentou propostas financeiras. A Federação persiste nas metas de elevar o aumento real, percentual de PLR e aumento no Piso salarial, dos níveis superiores à Educação Infantil. Há ainda discussão acerca da redação de algumas cláusulas, dentre aquelas cuja vigência se encerrou em 29 de fevereiro de 2024. Rodada de definição ficou marcada para a próxima terça, 23.

Ainda nesta quarta (17), à tarde, o conjunto de Sindicatos filiados se reúne a fim de discutir o andamento da Campanha e definir convocações de assembleias para o final de abril.

FEPESP; 17/04