09/03/2022

Estadão; 08/03
https://bit.ly/362tLvM

Segundo calendário divulgado pela Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começou na segunda na segunda-feira (7) e pode ser realizada até 29 de abril. Para grande parte dos brasileiros, o processo pode ser longo e confuso, porém, com organização é possível concluir a declaração com sucesso.

É importante salientar que o gasto com educação e saúde pode ser deduzido da declaração. Dessa forma, custos com creche, ensino infantil, fundamental, médio, ensino superior e cursos de ensino profissional com habilitação devem ser incluídos nos documentos.

Murillo Torelli, professor de Contabilidade Financeira e Tributária da Universidade Mackenzie, indica que o primeiro passo é ter a declaração anterior (IRPF 2021) em mãos, seja de forma on-line ou física. “Quanto antes começar a organização, mais fácil ficará”, aconselha.

O docente sugere que o segundo passo é identificar variações patrimoniais, como compras ou vendas de veículos ou imóveis. Em seguida, reunir recibos de despesas médicas e educacionais ocorridas em 2021. Além disso, para os contribuintes investidores em renda variável, é necessário compilar as informações de ganhos ou perdas com as operações e tributos pagos. Principais erros de conteúdo ao declarar o IR

  1. Deixar para última hora
  2.  Não saber como declarar investimentos
  3.  Não apurar resultados mensalmente
  4. Não declarar criptoativos
  5. Não declarar investimentos no exterior